Analisador de extrato bancário automatizado: saiba porque o seu programa de empréstimo precisa dele

A análise do extrato bancário envolve uma avaliação aprofundada do extrato do mutuário para verificar sua intenção e capacidade de pagar o empréstimo.

O processo envolve a análise de detalhes do extrato bancário, como saldo, saques, depósitos, investimentos, pagamentos anteriores, quaisquer juros ganhos etc. Todos esses pontos ajudam o credor a elaborar uma pontuação de confiança com base na qual ele pode decidir se deve ou não desembolsar o empréstimo e como precificar o risco.

Por que a análise automatizada de extratos bancários é necessária

Em uma configuração tradicional, a análise do extrato bancário seria realizada manualmente por meio da digitalização de planilhas do Excel. Esse processo é propenso a erros e pode consumir muito tempo.

Os fornecedores de tecnologia automatizam esse processo. Agora, os analisadores de extratos bancários podem ler os PDFs carregados pelos clientes e obter informações sobre sua credibilidade. Eles vêm com reconhecimento óptico de caracteres e outras ferramentas de captura de tela para reduzir o tempo e os recursos necessários para análise e verificação de fraude.

Análise de extrato bancário para um empréstimo digital

O empréstimo digital utiliza vários pontos de dados – tradicionais e alternativos – para subscrever um cliente. A análise do extrato bancário ajuda a recuperar dados tradicionais como salário, faturamento, saldo médio, fluxo de caixa, dívidas e obrigações existentes, investimentos e seguros.

Essas informações formam a parte mais necessária da subscrição de crédito. A análise de extratos de bancos digitais permite melhorar a subscrição tradicional, incorporando recursos de Inteligência Artificial e conduzindo uma análise multifatorial de históricos de pagamento e hábitos de transação do cliente. Tais informações podem ser combinadas com dados alternativos de origem do dispositivo para obter insights mais profundos sobre a intenção do cliente e a capacidade de pagar o empréstimo que ele deseja.

Como funcionam os analisadores automatizados de extratos bancários?

Há duas partes na análise automatizada de extratos bancários: extração de dados e análise.

Ferramentas de emissão de extrato bancário

Os credores digitais podem usar vários métodos para buscar dados de extrato bancário. Mas vale lembrar que cada ferramenta vem com vários graus de precisão e facilidade de uso para o cliente.

Carregamento manual de PDF

Os clientes podem compartilhar os detalhes de seus extratos bancários carregando um PDF dos extratos bancários para o período de tempo necessário durante a jornada do cliente. Mas PDFs de extratos bancários podem ser facilmente adulterados. Os clientes podem manipular informações como saldos bancários, casos de devolução de cheques, etc., em uma tentativa fraudulenta de aumentar suas chances de obter um empréstimo.

Internet banking

Os clientes podem compartilhar seus extratos bancários por meio do internet banking. Isso envolve compartilhar seus dados e permitir que o credor busque os extratos.

Este método é muito menos propenso a manipulação. No entanto, os clientes geralmente hesitam em compartilhar esses detalhes confidenciais.

Agregador de contas

A estrutura do agregador de contas é uma ferramenta sofisticada de extração de dados financeiros que pode ser usada para proteger os detalhes do extrato bancário do cliente. O cliente precisa apenas dar seu consentimento para obter os dados do extrato bancário diretamente da fonte, seu banco.

Esse método provou reduzir a instância de fraude e impulsionar a experiência do cliente, graças à sua perfeição.

No geral, um analisador automatizado de extrato bancário, é o que vai ajudar a poupar tempo e ainda evitar fraudes contra o seu programa de empréstimo. Se você gostou deste artigo, compartilhe com algum profissional da área.